DISFUNÇÃO TEMPOROMANDIBULAR - DTM
É um termo coletivo que abrange um largo espectro de problemas clínicos da Articulação Temporomandibular - ATM e dos músculos da mastigação
SINTOMAS DA DTM
Nem todas as pessoas desconfiam que a causa de sua dor de cabeça pode ter a ver com a DTM. Além deste sintoma, o paciente pode sentir:
- Dor de ouvido;
- Zumbido no ouvido;
- Cansaço na mandíbula ao acordar;
- Dor ao mastigar alimentos;
- Dificuldade para abrir ou fechar a boca;
- Sensação de cansaço e fadiga muscular na região maxilar;
- Estalos ao abrir e fechar a boca;
- Dores na cervical;
- Dor de cabeça constante.
A DTM afeta homens e mulheres geralmente dos 18 aos 60 anos. No entanto, crianças e adolescentes também podem desenvolver esta disfunção.
PRINCIPAIS TRATAMENTOS DA DTM
- Cognitivo Comportamental;
- Exercícios Mandibulares;
- Placa Oclusal de acrílico (preferencialmente na arcada superior);
- Termo Terapia;
- laser Terapia;
- Tens;
- Aplicação de Toxina Botulínica - Tipa A.
ORIGEM DO PROBLEMA
A DTM é uma doença multifatorial, ou seja, não há uma causa única para o seu surgimento. No entanto, alguns fatores estão diretamente relacionados com ela. Um destes fatores é a ansiedade. Pessoas agitadas, que têm dificuldade para dormir, geralmente são propensas a desenvolverem a DTM. Isso acontece principalmente porque a tensão faz com que a pessoa trave os dentes.
Outro hábito associado a ansiedade e que pode causar DTM é o bruxismo. Bruxismo é o ato involuntário de ranger ou apertar os dentes durante a noite. Muitas vezes a pessoa nem desconfia que sofre com esse distúrbio. No entanto, além da DTM o bruxismo pode causar desgaste nos dentes e até mesmo sua quebra.
Há ainda alguns fatores de risco para seu surgimento. São hábitos como roer unhas, mastigar chicletes, morder a bochecha e apoiar as mãos no maxilar.
